Vidança

Associação Vidança promove arraiá para a comunidade Vila Velha

A Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará trabalha há 38 anos com o ensino gratuito de artes e ofícios na região da Barra do Ceará, na comunidade Vila Velha. A instituição, que tem a cultura popular como central,  fará o “Arraiá da Vidança”, um momento de diversão e fomento às manifestações culturais nordestinas. O evento acontecerá sexta-feira, 19, a partir das 19h, na praça em frente a associação.

Além da Quadrilha Infantil Fuxico Junino, da Vidança, o arraiá terá a presença de outros grupos, barraca de comidas típicas e um bazar. O Fuxico Junino realiza anualmente apresentações gratuitas em abrigos, praças, lares de idosos, escolas, dentre outros. O grupo não participa de competições, pois o objetivo é levar o espetáculo para lugares onde as pessoas não têm fácil acesso às linguagens artísticas.

Mesclando tradição e a identidade da Vidança, o Fuxico Junino incorpora na construção balé, percussão e até passos de Hip-Hop. Dessa forma, a quadrilha e todos os espetáculos da Companhia buscam contemplar e aplicar a diversidade de conhecimentos que os alunos aprendem na instituição, o que confere um caráter único às produções.

A produção da quadrilha também resgata a utilização de retalhos e chita na composição estética, o figurino é produzido de forma artesanal e com a participação das crianças, familiares e pessoas da comunidade que participam do Projeto Retalhos da Vida, grupo intergeracional que desempenha diariamente atividades de corte e costura, envolvendo técnicas básicas de aplicação na fabricação de peças artesanais e customização com bordado, retalhos, fitas, miçangas e fuxicos.

As realizações da Vidança são possíveis, porque o nosso fazer é coletivo. Agradecemos à ENEL Distribuição, através do X Edital Mecenas do Ceará; Edital “Escolas Livres de formação artística e cultural”, que assim com o Mecenas, também conta com o apoio Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura; Criança Esperança; CEGÁS, através dos Recursos do Fundo Estadual para Criança e Adolescente / Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), repassados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Bolha D’água; Casa Brazil.



Contato

Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará

Endereço: Av. L, nº 400 - Vila Velha

Assessora: Nerice Carioca

E-mail: assessoria@vidanca.org | comunica@vidanca.org

Telefone: (85) 99739.8494 | (85) 3262.7599

Site: www.vidanca.org.br

Facebook: fb.com/ciavidanca

Instagram: @ciavidanca

Youtube:associacaovidanca