A história da Associação Vidança se mistura com a trajetória de sua atual presidente, a professora, bailarina e coreógrafa Anália Timbó, que teve sua formação junto a uma iniciativa pioneira de ensino da dança para classes populares, em 1974, na Escola de Dança do SESI (Serviço Social da Indústria) da Barra do Ceará, bairro onde residia com seus pais. Em 1979, Anália assume como professora na Escola de Dança do SESI e dá início a um trabalho com crianças e adolescentes filhos e filhas de operários, em geral da comunidade. Em 1981, Anália cria o Grupo Vidança, hoje Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará.
Trabalhar com classes populares, priorizando ações formativas em arte, voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social.
Proporcionar o estudo da Dança como linguagem e possibilidade expressiva e profissional a crianças e adolescentes do Bairro da Vila Velha.
Nesse universo em que afeto e profissionalismo são matéria de vida, bailarinos e bailarinas encenam suas criações por meio de espetáculos e criam ambiência para novas formas de gestar o pensamento e a existência. É fundamentalmente a conquista da liberdade e da possibilidade de subverter a realidade social difícil e opressora da periferia de Fortaleza. Levando em conta a complexidade biopsicossocial e espiritual dos educandos, o objetivo do trabalho é tencionar as determinantes sociais que causam e mantém esse status quo de miséria social. Dançar é sonhar e se fortalecer para construir situações de luta e possibilidades, mesmo em meio a contextos tão adversos. O mais importante ensinado no movimento do corpo é o movimento da vida.
Construindo suas histórias pessoais como artistas, os bailarinos e bailarinas da Vidança vêm expandindo suas criações e estudos continuados, ao mesmo tempo em que impulsionam os sonhos das crianças do bairro da Vila Velha, como também os bairros vizinhos Jardim Iracema e Goiabeiras. Esta ação dá continuidade ao trabalho que durante trinta e cinco anos a Cia. Vidança realiza com as crianças e adolescentes residentes nos arredores do SESI na Barra do Ceará.
Bailarina e Professora de Dança e Percussão
Direção Geral
Analista Pedagógico
Professor e Bailarino
Auxiliar de serviços gerais
Serviços Gerais
Professor de Capoeira
Comunicação Social/Marketing
Professora de Corte e Costura
Bailarina e Professora de Ballet Clássico e Contemporâneo
Assistente de Produção
Bailarina, Professora de Dança, Artes VisoManuais e Criações Literárias