Vidança

“Fuxico Junino” apresenta o potencial da dança e da comunidade na quadrilha junina da Associação Vidança

O mês de junho traz consigo a expectativa por festas animadas, fartas e coloridas. Para celebrar o festejo popular do São João, a Associação Vidança – Cia. de Dança do Ceará organizou a quadrilha Fuxico Junino, unindo as práticas de dança e de costura criadas pela escola em um espetáculo que percorre escolas, praças, salões comunitários e o arraial da associação, no bairro Vila Velha. No mês de julho, a programação continua intensa, com muitas apresentações em diversos bairros.

O fuxico, técnica de costura popular na cultura nordestina e brasileira, dá nome ao espetáculo e inspira o trabalho desenvolvido na Vidança desde 1981. Feito costura que junta pedacinhos de tecido para transformar em outras peças, os projetos de danças dramáticas e de corte e costura da associação se juntam aqui para a criação da tradicional quadrilha junina. 

A coreografia e os improvisos do grupo encontram referência nas aulas de dança da companhia, que vão do Ballet clássico ao Coco, Maracatu, Baião, Bumba meu boi e Reisado. Essas danças populares são parte do curso Danças Dramáticas da escola e inspiraram espetáculos já encenados pela companhia, como o Esquadras, que é uma releitura das quadrilhas, e o Catu Macã: Guerra Bonita, uma criação a partir do universo do Maracatu Cearense, dentre outros trabalhos. 

Em ensaios e apresentações durante os meses de junho e julho, mais de 25 crianças e adolescentes participam de uma formação sobre suas raízes e ancestralidades na cultura popular. Enquanto professores, alunos e brincantes movimentam a quadrilha junina, a cor e a beleza do figurino saem das mãos de familiares e pessoas da comunidade que participam do projeto Retalhos da Vida, grupo intergeracional que desempenha diariamente atividades de corte e costura, envolvendo técnicas básicas de aplicação com peças artesanais e customização com bordado, retalhos, fitas, miçangas e fuxicos.

É assim que, por meio de um cotidiano de estudo e de criação de espetáculos, são construídos os processos formativos da Vidança, no amadurecimento da vertente criativa que se faz sobre o tecido da cultura popular.

Confira por onde o Fuxico Juninho do Vidança já passou!

28/06/2017 Paróquia São Pedro e São Paulo - Bairro: Quintinho Cunha

30/06/2017 Escola Municipal EMEIF Francisco Edilson Pinheiro - Bairro:Vila Velha

07/07/2017 Lar Torres de Melo - Bairro: Jacarecanga

08/07/2017 Arraiá da Rua Almeida Filho - Bairro: Ellery

08/07 I Arriá do Ferreira's Buffet (SNTBEM) - Bairro: Olavo Oliveira 

09/07/2017 Festival de Quadrilhas Juninas Cumpadre Félix  (Praça do Polar) - Bairro: Jardim Guanabara

11/07/2017 Abertura da Pré Conferência do Conselho Municipal de Ação Social CMAS - Bairro: Parquelândia

13/07/2017 Centro Cultural Bom Jardim CCBJ - (Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente) - Bairro: Bom Jardim

14/07/2017 Casa Abrigo (STDS) - Bairro: Cristo Redentor

15/07/2017 XXIII Festival de Quadrilhas dos Bairros Ellery e Monte Castelo (Polo de Lazer da Sargento Hermínio) // Arraiá Praça Professor Belarmino Braga - Bairro: Vicente Pinzon

21/07/2017 XXVII Festival de Quadrilhas – 2ª Etapa Conjunto Ceará

22/07/2017 Paróquia São Vicente de Paulo - Bairro: Conjunto Polar // 25º Festival de Quadrilhas do Grande Bom Jardim