Vidança

Atividades gratuitas de pesquisa, criação e ensino de artes, com o apoio do XI Mecenas

A Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará está contando por mais um ano com o apoio do XI Edital Mecenas do Ceará, para o projeto “Vidança, a Dança da Vida”. A iniciativa oferece formação em Dança Clássica, Danças Dramáticas, Dança Funcional, Hip Hop, Dança Avançada, Ritmo, Artes Viso-Manuais, Percussão, Capoeira, Karatê, Flauta, Violão, Contação de História, Corte e Costura e Cidadania e Ética. 

O projeto atende diretamente cerca de 150 crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes do bairro Vila Velha e adjacências, gerando possibilidades de educação complementar à ação de escolarização, apresentando, inclusive, a cadeia produtiva da dança como perspectiva profissional. Crianças e adolescentes têm aulas no contraturno da escola e as oficinas direcionadas ao público adulto acontecem no período noturno. Além dos atendidos diretos, as ações atingem, mensalmente, cerca de 650 pessoas indiretamente, correspondentes às famílias dos alunos e a comunidade do entorno. Por meio da circulação de apresentações e eventos abertos ao público promovidos pela Associação é possível alcançar públicos superiores a 500 pessoas.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Vidança pelos pais ou responsáveis, no caso dos menores de idade, e ficam abertas durante todo o ano. O projeto busca fortalecer a inclusão e ampliar o acesso ao estudo, produção e circulação de linguagens artísticas diversas, em especial a dança. Dessa forma, a iniciativa gera inclusão social e promove o enfrentamento à violência e à marginalização de crianças, jovens, adolescentes e adultos através da arte e da cultura.

A leitura também tem um espaço importante nas atividades, além das oficinas de Criação Literária e Contação de Histórias, a Vidança também realiza o Cortejo Literário. No evento, os artistas saem em caminhada pelas ruas do bairro Vila Velha cantando e dançando, ao som do grupo de percussão Tambatuque da Vidança, com destino a alguma escola ou casa de algum aluno. Ao chegar ao ponto de parada, a turma realiza a leitura de histórias.

Associação Vidança

A Associação Vidança Cia. de Danças do Ceará oferece há 38 anos formação em diversas linguagens artísticas para crianças, jovens e adultos, na Vila Velha, bairro periférico de Fortaleza. Fundada pela bailarina e coreógrafa, Anália Timbó, a Vidança, que começou com a dança e as artes manuais, hoje tornou-se uma escola de artes e ofícios.

O projeto “Vidança, a Dança da Vida”, uma realização da Associação Vidança, conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura do Estado Ceará (SECULT), através do XI Mecenas do Ceará 2018. Agradecimento à ENEL Distribuição Ceará. 

Contato:

Associação Vidança - Cia. de Dança do Ceará

Endereço: Av. L, nº 400 - Vila Velha

Assessora: Nerice Carioca

E-mail: assessoria@vidanca.org | comunica@vidanca.org

Telefone: (85) 99739.8494 | (85) 3262.7599

Site: www.vidanca.org.br

Facebook: fb.com/ciavidanca

Instagram: @ciavidanca

Youtube:associacaovidanca