Vidança

A Escola Vidança desenvolve, há trinta e cinco anos, um trabalho voluntário ministrando aulas de ballet clássico, danças dramáticas, laboratório de criação coreográfica, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, criações literárias, capoeira, hip-rop, percussão, carpintaria, em Vila Velha, atendendo a crianças e adolescentes.

Na tentativa de incorporar as referências populares do lugar, foi implantado em 2000 um grupo de ensino de capoeira, cujo curso é ministrado por monitores da própria comunidade. O curso atinge os adolescentes que se voltam para a arte da dança e da música, dentro dos cânones da capoeira e da percussão.
As mães das crianças também recebem cursos específicos que envolvem o fazer prático da composição de espetáculos, uma vez que a tradição primeira do lugar remete às mulheres para as artes manuais e viso-plásticas.

Tem-se buscado atuar com as mães e adultos vinculados a estes adolescentes também com cursos de consciência corporal, além de proporcionar-lhes momentos de vivência em dança, mediados pelos próprios adolescentes e crianças. 

Com os adolescentes, foi criado em 2002 um grupo especialmente voltado ao ensino da percussão, com os jovens que não desejam se envolver especificamente com a dança.

Numa estrutura participativa e modular, as atividades utilizam material reciclado, desenvolvido na confecção dos figurinos, como forma de valorizar nas artes manuais o fazer concreto destas populações. A região que compreende a Barra do Ceará e o Vila Velha é uma das mais violentas e pobres de nossa capital, mas sua produção cultural mostra pujança e riqueza incomuns.

É sabido por todos que a educação e a arte têm salvado muitas pessoas da desistência da vida, da acomodação a estruturas perversas e difíceis. A Associação Vidança percebe seu compromisso e a grande importância de seu trabalho como elemento humanizador e, também, como agente formador de uma comunidade onde o indivíduo expande dimensões vitais de crescimento, como a dimensão artística, exercendo seus talentos em benefício de si e do Outro (um Outro que se expande para a comunidade).

Conheça nossos cursos

Ballet Clássico

Aulas práticas de técnicas específicas do Ballet Clássico. Para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Dança Funcional

Aulas de diversos ritmos coreografados. Para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Danças Dramáticas

Práticas e vivências de ritmos e expressões artísticas da Cultura Popular. Para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Artes Manuais

Aulas práticas de trabalhos manuais para  confecção de fuxico, panos e bordados diversos. Para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Capoeira

Sua prática deve-se, basicamente, às suas origens africanas, com maior influência para as danças tradicionais. Essa oficina interage e contribui para a criação dos espetáculos.

Contação de histórias

Aulas teórico-práticas com atividades de interação e de produção expressiva, além da leitura e da interpretação textual. Para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Danças Urbanas

O Vidança trabalha o Street Dance e a cultura hip hop como atividades diárias da associação. Aulas práticas de técnicas aplicadas para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Corte e costura

Aulas teórico-práticas envolvendo o aprendizado de noções básicas de modelagem. Para adolescentes e adultos.

Percussão

Práticas de percepção rítmica e habilidades específicas para o manuseio dos diversos instrumentos de percussão. Para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

Entre em contato